
Perguntas Frequentes
O Capitalismo Consciente é uma filosofia sobre condução de negócios de forma mais humanizada e consciente; é quando uma empresa pensa no lado humano de seus colaboradores antes mesmo de pensar na escala e no lucro. O conceito foi desenvolvido por Raj Sisodia e John Mackey e pode ser acessado no livro Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios. Em 2010, nos Estados Unidos, foi criada uma organização sem fins lucrativos, chamada Conscious Capitalims Inc., dedicada a promover a filosofia e as práticas do Capitalismo Consciente. O Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) é uma filial do Conscious Capitalism Inc. e está presente no Brasil, com sede na cidade de São Paulo, desde 2013. Assim como o Conscious Capitalism Inc. o ICCB também é uma ONG. No mundo, há 13 filiais internacionais do Capitalismo Consciente.
Capitalismo e Consciência podem caminhar juntos, não é algo utópico. Estudos mostram que quanto mais consciente uma empresa, mais ela ganha dinheiro. O acadêmico que desenvolveu esta pesquisa chama-se Raj Sisodia, ele é reconhecido internacionalmente por ter desenvolvido trabalhos pioneiros em marketing e estratégia de negócios, ética em marketing e produtividade, gestão de stakeholders e liderança. Sisodia é FW Olin Distinguished Professor de Negócios Globais e pesquisador acadêmico do Whole Foods Market e Capitalismo Consciente na Babson College, é cofundador e copresidente do Conscious Capitalism Inc.
Não. Todas as filiais do Conscious Capitalism Inc. seguem as mesmas premissas. Há a liberdade de articular a estrutura da ONG e o desenvolvimento das atividades de acordo com as necessidades de cada país, mas, em essência, os movimentos não se diferem.
O ICCB realiza diversos modelos de eventos (palestras, cursos, workshops, in companies, cafés da manhã, jantares, entre outros) e publica materiais (livros e informações on-line: site, redes sociais, e-mail marketing).