O MOVIMENTO
O QUE É O CAPITALISMO CONSCIENTE?
O Capitalismo Consciente é um movimento global que se originou nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf. O estudo tinha o objetivo de verificar como algumas empresas conseguiam manter alta reputação e fidelidade dos clientes sem ter investimentos exorbitantes em publicidade e marketing.
Antes de ser publicado, o estudo chegou ao conhecimento de John Mackey, CEO da Whole Foods, que identificou no manuscrito muitas características e atitudes que há muitos anos já aplicava em seu negócio. Posteriormente, com a contribuição de Mackey, o estudo evoluiu para o livro Firms of Endearment (traduzido no Brasil como “Empresas Humanizadas”), publicado em 2007, que explana sobre como as empresas lucram a partir da paixão e propósito. Iniciava-se então o movimento Capitalismo Consciente.
2007
O livro Firms of Endearment e o artigo Conscious Capitalism: Creating a New
Paradigm for Business são publicados. Ocorre o primeiro encontro de líderes em Austin, para discutir o Capitalismo Consciente.
2008
Primeira conferência de Capitalismo Consciente reúne 120 C-levels. O evento posteriormente torna-se o CEO Summit.
2010
Surge o Conscious Capitalism Inc., organização dedicada ao conceito e práticas do Capitalismo Consciente.
2012
John Mackey e Raj Sisodia publicam o livro Conscious Capitalism: Liberating the Heroic Spirit of Business. Surge o 1° Chapter do Capitalismo Consciente na Austrália.
2013
Nasce o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), com a presidência de André Kaufmann e Diretor Geral Thomas Eckschmidt.
2017
Rony Meisler torna-se presidente do ICCB, e Hugo Bethlem torna-se Diretor Geral. O Capitalismo Consciente já possui 12 chapters ao redor do mundo.
2018
O ICCB inicia o inédito programa de associações, e cria os eventos Talk e Café da Manhã Consciente.
2019
Ocorre a Primeira Conferência Latino-Americana do Capitalismo Consciente (CCLAC), organizada pelo ICCB. O Chapter brasileiro já soma mais de 120 associados, e surgem as Filiais Regionais. Ocorre a primeira edição da Pesquisa Empresas Humanizadas.
2020
Hugo Bethlem torna-se Chairman e Dario Neto Diretor Geral do ICCB. São realizados 3 lançamentos delivros - 2 inéditos. A Pesquisa Empresas Humanizadas chega em sua segunda edição.
CONFIRA COMO FOI O CCLAC 2019
OS PILARES DO CAPITALISMO CONSCIENTE
A prática do Capitalismo Consciente é baseada em quatro princípios: Propósito Maior, Cultura Consciente, Liderança Consciente e Orientação para Stakeholders.
PROPÓSITO
MAIOR
O propósito de uma empresa deve ser muito mais do que simplesmente gerar lucros: é a causa pela qual a empresa existe.
CULTURA
CONSCIENTE
Cultura consciente é a incorporação dos valores, princípios e práticas subjacentes ao tecido socialde uma empresa. Ela conecta os stakeholders uns aos outros e também ao seu propósito, pessoas e processos.
LIDERANÇA
CONSCIENTE
Os líderes conscientes são responsáveis por servir ao propósito da organização criando valor para todos os seus stakeholders e cultivando uma Cultura Consciente de confiança e cuidado.
ORIENTAÇÃO PARA
STAKEHOLDERS
Um negócio deve gerar diferentes valores para todas as partes interessadas, os chamados stakeholders.
QUER SABER MAIS?
Nós disponibilizamos uma série de livros sobre temas relacionados ao Capitalismo Consciente para aqueles que querem se aprofundar no assunto. Clique AQUI e confira os títulos disponíveis.